Sala de Imprensa

Governo do Maranhão recebe Grupo Inpasa em evento de lançamento de pedra fundamental

Publicado em 11 de Outubro de 2023 ás 07h 12min

O Grupo Inpasa realizou nesta terça-feira (10) o lançamento da pedra fundamental da sua sétima unidade de etanol, proteína e óleo de milho, a quinta no Brasil. O evento ocorreu em Balsas, no Maranhão, e contou com presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, o governador Carlos Brandão e o prefeito da cidade, Erik Augusto, para um público de cerca de 800 pessoas, entre empresários, produtores rurais, associações, entidades e comunidade em geral.  

Durante a apresentação do projeto, o vice-presidente do Grupo, Rafael Ranzolin, ressaltou que o etanol de milho, neste momento, passará a se chamar etanol de cereais, já que a Indústria também deverá fomentar o plantio do sorgo como alternativa para a segunda safra. O incentivo a tecnologias de cultivo, a produção em grande escala e o fomento a outras cadeias como a de biomassa, estão entre os desafios e as oportunidades na implantação da Inpasa Balsas. “Acreditamos em uma revolução por meio da bioeconomia. O Maranhão vai ser verde, o Brasil vai ser verde. E a Inpasa será a grande precursora dessa expansão”, afirmou Ranzolin.  

O vice-presidente da república, Geraldo Alckmin, frisou sobre a importância das soluções sustentáveis, citando o etanol como um despoluidor. Para ele, além da produção de alimento, proteína para ração animal e energia elétrica, através da biomassa, a Inpasa alavanca a economia, gera empregos, impulsiona o desenvolvimento e coloca Balsas como importante centro da agroindústria brasileira.  

O governador Brandão ressaltou o esforço do estado em trazer a unidade Inpasa para Balsas. Segundo ele, é uma grande cadeia de investimentos que vai fortalecer a produção de milho, atrair mais investidores e indústrias ao estado. “Abrimos mão de todos os impostos pra trazer a Inpasa para o estado. O retorno vai ser muito maior, gerando milhares de empregos, impulsionando a cadeia produtiva e atraindo novas empresas.”  

Já são previstos 2 mil empregos na fase de obras, além 500 empregos diretos no início da operação e cerca de 2 mil indiretos. Para o prefeito de Balsas, Erik Augusto Costa e Silva, a presença da indústria vai coroar o município como a capital econômica do agronegócio, um epicentro do avanço e industrialização da região.  

 

Mais dados 

O investimento inicial do projeto será de R$ 1.2 bilhões, podendo chegar até R$ 2.5 bilhões. A unidade irá processar 1 milhão de toneladas de cereais para uma produção de 460 milhões de litros de Etanol, 230 mil toneladas de DDGS, 23 mil toneladas de OIL Premium e 200 GWH/ano de energia elétrica.  


Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.